top of page

Andiamo Cidadania Italiana

Olá, tudo bem? Meu nome é Elisangela Bitencourt e sou fundadora do blog Andiamo Cidadania Italiana.

Se você está procurando:

  • Informações sobre o processo de cidadania italiana;

  • Notícias e atualizações dos consulados italianos;

  • Busca de documentos na Itália e no Brasil;

  • Montagem do processo;

  • Retificação/Restauração/Suprimento e Registro Tardio

então você está no lugar certo!

Antes de mais nada, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha história com o fascinante mundo da Cidadania Italiana.

Eu nasci em 1986 em Canoinhas, Santa Catarina e sou bisneta de italiano.

Meu bisnonno, Angelo Ferraro, nasceu em San Martino di Lupari, comune da região do Vêneto, província de Pádua, e veio para Brasil em 1896, com seus pais Napoleão Ferraro e Chiara Milani.

Aqui no Brasil, ele se casou com a minha bisavó Ana e desta união nasceu minha querida avó Ascelinda, que transmitiu a cidadania italiana para minha mãe Solange.

E graças a ele, eu aguardo a minha convocação no Consulado Italiano de Curitiba para obter a minha cidadania.

Atualmente, eu moro em Jaraguá do Sul/SC e presto o serviço de buscadora e pesquisadora de documentos, além de atuar como advogada.

Confesso que minha paixão pelo fascinante mundo da Cidadania Italiana surgiu quando conheci meu namorado em 2014. Até este momento, eu nunca tinha procurado saber sobre as minhas origens, embora a minha avó sempre comentasse que o seu pai era italiano.

Foi em conversas com meu namorado que obtive conhecimento sobre o que era a cidadania italiana.

 

Ele e seus pais estão inscritos na fila do Consulado Italiano de Curitiba desde 2009 e, no ano de 2016, começaram a reunir toda a documentação necessária para entregar junto ao Consulado, haja vista que estavam prestes a serem convocados.

 

Dica importante: reúna a documentação antes da convocação, nunca espere ser convocado para reunir a documentação necessária para apresentar ao Consulado, pois pode surgir alguns imprevistos, como aconteceu com a família do meu namorado. 

Voltando a reunião dos documentos da família do meu namorado: foram várias ligações para Cartórios de Registro Civil, vários e-mails enviados solicitando pesquisas, várias idas até Florianópolis para legalizar a documentação e a espera pela chegada do documento do antenato italiano.

Quando tudo estava pronto, faltando somente as traduções, eis que surge um grande problema, verificamos que o antenato do meu namorado era trentino.

E, pelo fato dele ser trentino, eles não tinham mais o direito em fazer o reconhecimento da cidadania italiana administrativamente. Caso você tenha interesse sobre o assunto, eu explico melhor sobre a descendência trentina no tópico "Cidadania".

Não sei dizer se isso foi falta de sorte ou sorte, pois a família do meu namorado é toda italiana. Então, eles começaram a Saga em busca da documentação dos demais antenatos. E foi aí que eu entrei na história.

Sempre gostei de trabalhar com pesquisa e foi com o espírito de "investigadora" que abracei a causa  iniciei meu trabalho como pesquisadora e buscadora de documentos.

Claro que não tinha todo o conhecimento sobre cidadania italiana. Eu sabia o que tinha lido no roteiro do Consulado de Curitiba, até que um certo dia encontrei o blog Minha Saga e foi aí que tudo começou fazer sentido para mim.

Eu baixe o Sagabook, me inscrevi no canal do Fábio no YouTube e comecei a estudar, me aprofundando neste assunto.

E com as dicas dele iniciei as pesquisas. Foram vários dias, semanas e até meses para conseguir reunir toda a documentação de quatro famílias que fazem parte da linha de transmissão do meu namorado: PAGLIARINI, SEGAT, ZANIN e MOTTERLE.

Mas, sempre acontecia alguma coisa que impedia eles de seguir em frente com a tão sonhada cidadania. Seja porque não localizamos a certidão, pois o Cartório pegou fogo e este documento foi perdido, seja porque o outro antenato também era trentino.

Contudo, a vontade de fazer dar certo e de realizar sonhos falou mais alto e conseguimos encontrar toda a documentação necessária para eles concluírem o processo de cidadania. Hoje eles estão fazendo o processo de reconhecimento da cidadania italina via materna.

Nesse meio tempo, eu fui buscar a certidão de nascimento do meu antenato italiano que até então eu não tinha. E foi uma alegria quando eu recebi a carta do Comune di San Martino di Lupari aqui em casa. Nem acreditava que tinha conseguido!!

Outra coisa engraçada e que eu compartilho do mesmo pensamento que o Fábio Barbiero é que, quando você começa pegar gosto pela coisa, você não sabe falar de outra coisa a não ser sobre cidadania italiana e foi através destas conversas que eu conheci a minha primeira cliente, Edinéia.

E a partir dela eu fui conhecendo os meus próximos clientes.

Hoje, quando escrevo este texto (9/5/2017) para contar sobre a minha ligação com a cidadania italiana, paro para pensar e não consigo descrever a alegria que sinto quando chega uma certidão de algum cliente ou quando eu consigo finalizar todo o procedimento pelo qual fui contratada. É muito gratificante fazer parte dos sonhos das outras pessoas.

O mais gratificante ainda é quando você recebe as mensagens dos seus clientes falando que graças a você o sonho dele está sendo realizado.

Antes da minha cliente e amiga Edinéia ir para Itália para fazer seu processo de cidadania, ela me enviou esta mensagem que faço questão de compartilhar com vocês:

E é com este espírito que eu encerro este texto de apresentação.

Seja muito bem vindo à comunidade Andiamo Cidadania Italiana. Aqui, te ajudarei a buscar e pesquisar o documento do seu antenato italiano.

bottom of page